shop
Visite Nossa Loja

Atividades de Matemática Multiplicação (tabuada colorida)

 

Sejam bem vindos Estrelinha Pedagógica!

Um blog feito para você com diversas atividades!

Multiplicação ( tabuada colorida)

Introdução

Identificar os termos da multiplicação: fatores e produto.Efetuar a multiplicação por 0, 10,100 e 1000. Efetuar a multiplicação de dois  números que 10. Resolver problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos.

Ampliar os conhecimentos adquiridos dos alunos nos anos anteriores enfatizando o desenvolvimento do cálculo mental da multiplicação. Essas operações começamos estudar mesmo antes de sabermos o nome dela de fato.  Em casa quando temos irmãos aprendemos a dividir vários brinquedos, roupas e assim por diante.Na  educação infantil acontece a mesma coisa como os lápis, massinhas e etc. Calcular o dobro, triplo e o quadruplo de um número. Identificar os termos da divisão: dividendo, divisor, quociente e resto.

Mais tarde quando o ensino começa de fato aprendemos por toda vida, pois usamos no nosso dia a dia em várias ocasiões.

Para o ensino da multiplicação e divisão use, sempre a sequencia:

  • Multiplicação sendo 2, 1 ou 0 um dos fatores.
  • Divisão por 2
  • Multiplicação sendo 3 um dos fatores
  •  Divisão por 3
  •  E assim , em sequencia, até a multiplicação em que um dos fatores seja 9
  • Divisão por  9

Avaliação

Verificar por meio de atividades de resolução de problemas com interpretação. Tabuada relâmpago em sala.

Instrução

Nessa atividade podemos observar que será trabalhado a operação da multiplicação sem recurso ou com o recurso ( por 1 fator de 1 algarismo).

Cada aluno receberá uma folha de atividade para acrescentar seus conhecimentos em relação a multiplicação. Pois assim não iremos tratar a multiplicação apenas como soma  de parcelas iguais e sim,  como um cálculo de possibilidades. Lembre-se de que para a aprendizagem dessas operações os alunos precisam compreender o processo e, para isso é necessário muito treino.

 

Objetivo da atividade:

Esse exercícios não é só uma atividade de matemática, nela vamos estimular a criança  aprender através do lúdico (colorir ) o resultado correto da operação. E ao verificar o resultado incorreto a criança vai corrigir e não irá colorir. Fazendo que ela fique atenta.

Ao colorir a criança aprende a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando e melhorando a coordenação motora fina. Através de estudos sabemos que a criança ao

Colorir as atividades ela solta a imaginação para umas  partes do partes do cérebro responsáveis ​​pela criatividade e lógica que ajuda muito na aprendizagem da criança.

 

Pois essa atividade será uma troca coletiva para que lembrem as multiplicações que consideram difíceis e, que todos juntos busquem pistas diferentes relações que permitem lembra-las. As multiplicações serão feitas por unidades dezenas e centenas inteiras.

O aluno que quiser fazer esquemas para a organização de cálculo metal. Vale lembrar que cálculo mental não é sinônimo de cálculo sem lápis e papel e, sim de cálculo pensado. No cálculo mental, não seguimos o passo a passo que fazemos nos algoritmos convencionais. Analisamos os números envolvidos e a operação para escolher estratégia mais adequada. De acordo com a BNCC podemos ter várias habilidades.

 

Habilidades:

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos.

 

 

https://estrelinhapedagogica.com.br/atividadedematematicatabuada colorida

 

 

Veja também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
      Calculate Shipping
      Apply Coupon
        Products you might like