Atividades de numerais
Numerais
Numeral é a palavra que encerra ideia de número.
Pode ser:
Cardinal: quando indica quantidade: um, dois, três, dez etc.
Ordinal: quando indica ordem: primeiro, segundo, terceiro, décimo, etc.
Multiplicativo: quando indica multiplicação: duplo, triplo, etc.
Fracionário: quando indica fração, parte da unidade: meio, etc
Cardinais: Ordinais Multiplicativos Fracionários
um primeiro meio ou metade
dois segundo duplo ou dobro
três terceiro triplo terço
quatro quarto quádruplo quarto
cinco quinto quíntuplo quinto
seis sexto sêxtuplo sexto
sete sétimo séptuplo sétimo
oito oitavo óctuplo oitavo
nove nono nônuplo nono
dez décimo décuplo décimo
onze décimo primeiro undécuplo onze avos
doze décimo segundo duodécuplo doze avos
treze décimo terceiro
quatorze / décimo quarto
catorze
quinze décimo quinto
dezesseis décimo sexto
dezessete décimo sétimo
dezoito décimo oitavo
dezenove décimo nono
vinte Vigésimo
vinte e um Vigésimo primeiro
trinta trigésimo
quarenta quadragésimo
cinquenta quinquagésimo
sessenta sexagésimo
setenta septuagésimo
oitenta octogésimo
noventa nonagésimo
cem centésimo cêntuplo centésimo
duzentos ducentésimo
trezentos trecentésimo
quatrocentos quadringentésimo
quinhentos quingentésimo
seiscentos seiscentésimo ou sexcentésimo
setecentos setingentésimo ou septingentésimo
oitocentos octingentésimo
novecentos nongentésimo ou noningentésimo
mil milésimo
dez mil dez milésimo
cem mil cem milésimo
um milhão milionésimo
um bilhão bilionésimo
Algarismo
Romanos Arábicos
I 1
II 2
III 3
IV 4
V 5
VI 6
VII 7
VIII 8
IX 9
X 10
XI 11
XII 12
XIII 13
XIV 14
XV 15
XVI 16
XVII 17
XVIII 18
XIX 19
XX 20
XXI 21
XXX 30
XL 40
L 50
LX 60
LXX 70
LXXX 80
XC 90
C 100
CC 200
CCC 300
CD 400
D 500
DC 600
DCC 700
DCCC 800
CM 900
M 1.000
Numerais por extenso
Cardinais
Na leitura e grafia dos numerais cardinais, devemos observar:
a) a conjunção e intercala -se as centenas e as dezenas e entre dezenas e as unidades: 3.556.627= três milhões, quinhentos e cinquenta e seis mil, seiscentos e vinte e sete.
b) usa-se e depois de mil, milhões, bilhões… quando a seguir houver um algarismo seguido de zeros:
53.700= cinquenta e três mil e setecentos.
5.300.000 = cinco milhões e trezentos mil.
c) usa-se e depois de mil se o algarismo da centena for zero:
84.069 = oitenta e quatro mil e sessenta e nove.
d) o último vocábulo é sempre precedido por e:
1.203= um mil, duzentos e três;
1.100.016= um milhão, cem mil e dezesseis.
Ordinais
Na enumeração de reis, papas, séculos, capítulos, usa-se o ordinal até dez. De onze em diante, usa-se o cardinal: D. Pedro I ( primeiro), Paulo VI ( sexto), João X ( décimo), Pio XII, Capítulo XV ( quinze).
Se o numeral anteceder o substantivo, será neste caso, ordinal: vigésimo século, décimo segundo volume, terceiro ato, undécima folha, vigésimo apartamento.
Sugestão de atividades:
Coloque vários alunos em fila e distribua entre eles fichas com números ordinais de 1º a 30º
Em seguida emita ordens: ” o aluno que está em vigésimo lugar na fila, levante sua ficha acima da cabeça”. ” O aluno que está em décimo oitavo lugar, saia da fila”. Faça outras perguntas, até que todos os alunos da fila tenham feito alguma atividades.
Fracionários:
Para melhor compreensão dos números fracionários, utilize, nas atividades iniciais, materiais concretos( frutas, pães, queijo, chocolate, figuras geométricas).
Mostre os alunos dividindo um objeto ao meio. Depois distribua entre eles, figuras geométricas para serem divididas ao meio: Orientem da seguinte forma:
- peça-lhes que dobrem as figuras em duas partes, de maneira que elas fiquem iguais;
- os alunos podem dividir de diversas maneiras.
- Recortem no lugar onde dobrado ( marcado)
- Cada uma das partes formadas é a metade de um inteiro . Quantas metades tem o inteiro?
- Divida a sala em grupos de três alunos, depois distribua entre esses alunos um terço de círculo para cada um : eles tem que se unirem para formarem um círculo. Explique que cada uma das partes chama-se um terço da unidade. Quantos terços tem a unidade?
- O círculo ou outras figuras geométricas você pode repetir fazendo atividades com ( ¼, 1/5, 1/6, 1/7, 1/8, 1/9 e 1/10)
No quadro desenhe as figuras e mostre qual frações é maior? Faça eles entenderem quanto maior for o denominador menor é a fração.
https://drive.google.com/file/d/1QokySOla7XiR2N1FbaDav9v_Bax8ECx7/view?usp=sharing





