atividade de português linguagem escrita
Linguagem escrita
A escrita está intimamente ligada a leitura, envolvendo basicamente os mesmos processos. Todavia exige um pouco mais do aluno, pois depende do domínio dos recursos linguísticos. Além disso, deve -se levar em conta que a criança, quando ingressa na escola, já tem uma linguagem oral mais desenvolvida do que a escrita.
Assimilar regras, as estratégias e a estrutura de nossa língua exige preparo e motivação. Uma vez assimilado o código das letras, o aluno deve ser treinado para mecanizar a escrita correta das palavras, a estruturação de frases, a pontuação, etc. Transpiração da letra de imprensa para a cursiva na cópia e escrita das palavras.
No terceiro ano, as atividades de ortografia recapitulam as etapas de alfabetização dando ênfase às dificuldades. No quarto ano e no quito ano, o objetivo maior é a manutenção de aprendizagem adquirida. Além dos exercícios proposto pelo professor, outras estratégias devem ser usadas para o treino ortográfico.
- Ditados
Ditado Mudo: O aluno vê uma gravura e escreve seu nome.É muito utilizado no primeiro ano.
Ditado: feito pelo professor ou pelo aluno; o professor ou um aluno dita palavras ou frases para que os outros escrevam. Também pode ser feito em duplas ou grupos.É mais adequado aos alunos de quarto e quinto ano, porque possuem maior organização de trabalho.
Correção. O aluno corrige seu próprio trabalho ( atividade)destacando os erros e reescrevendo-os de maneira correta.
- Cópias: Os alunos fazem cópias de palavras, frases e trechos de textos de livros, revistas e jornais. Ajuda muito para melhorar a ortografia, vocabulário, a letra, aprende o espaçamento do caderno e fazer parágrafos.
- Jogos: Aplicação de jogo da memória, loto e dominó, utilizando palavras a serem fixados. Esta atividade é interessante para o primeiro e segundo ano, devido à grande motivação que cria nos alunos.
- Aviso
O professor escreve na lousa um modelo de aviso. Em seguida, pede aos alunos que criem outros tipos de aviso.
Sugestões:
Aviso amanhã haverá uma festa no colégio
Aviso de que domingo haverá jogo de futebol na escola.
Aviso de que no Dia do Professor não haverá aula.
- Placas:
O professor começa a perguntar na classe se as crianças sabem o que é placas? Algumas vão lembrarem das placas em algumas festas, de sinalização nas ruas. Aproveitando o interesse dos alunos o professor escreve na lousa modelos de diversos tipos de placa encontradas nas ruas, lojas e estradas, etc. Depois pede a cada aluno que faça uma pesquisa e escreva pelo menos três legendas de placas. Concluído o trabalho, os alunos deverão fazer uma exposição à classe e ao colégio para outras crianças a observar as placas que estão presentes no nosso dia a dia.
- Carta:
O professor começa com questionamento.
Alguém sabe o que uma carta? E para que serve?
Alguém recebeu uma carta esses dias?
Depois desse questionamento ele vai até a lousa e escreve um modelo de carta com início, desenvolvimento e despedida. Os alunos devem escrever cartas aos amigos e treinar o preenchimento correto dos envelopes, aprendendo como é feita a selagem das cartas.
Sabemos que essa prática está ultrapassada, mas antes era a nossa comunicação. Hoje temos e-mail e não gastamos dinheiro com selo, porém não tem graça. Ficávamos ansiosos na espera de carta de algum familiar que mora longe, mas temos que aceitar a tecnologia. Não esquecendo de que não podemos deixar de ensinar aos nosso alunos essa tipo de gênero.
- Dialogo:
É interessante que o professor introduza o estudo do dialogo por meio de uma situação concreta. O professor escreve na lousa um modelo de diálogo entre as pessoas; em seguida, pede a dois alunos que venham á frente e dramatizem um diálogo qualquer. Lembrando que dialogo só acontecem onde tem duas ou mais pessoas. cada aluno cria um diálogo entre duas pessoas e escreva no caderno. O uso dos balões deve ser ensinado para montar os diálogos. As ideias podem ser retiradas de revistinhas em quadrinhos.





