shop
Visite Nossa Loja

Gramática

Quanto à gramática, procuramos a apresentar os fatos mais comuns, isto é, aqueles de cuja tradução e aplicação o aluno necessita no seu dia a dia. São eles apresentados através de situações incentivadoras para atrair o pequeno leitor. Diversificamos os exercícios, evitando repetições cansativas. A utilização das gravuras tem também por objetivo tornar o ensino-aprendizagem da gramática mais eficaz e agradável

A prática de comunicar-se através da língua falada, não é uma coisa só da escola falamos quando somos bebês. Mas expressamos nossos sentimentos através da linguagem verbal quando usamos palavras e a linguagem não verbal quando não utilizamos palavras. Muitas pessoas ao conversar não utiliza as regras gramaticais. Na escola aprendemos que na gramatica há um padrão de referência que é a norma culta.

Além da norma culta a gramatica também se divide em gramatica normativa

( fonética, morfológica e sintaxe) e figuras de estilo.

Na realidade, a gramática não constitui um item à parte, uma vez que se trata de um recurso para a leitura e a escrita. Deve-se porém, dar uma ênfase maior ao seu ensino, pois é muito comum encontrar pessoas com dificuldades e falta de interesse nessa área, devido a estratégias inadequadas em sua aprendizagem. Este fato ocasiona problemas na comunicação oral e escrita. Toda matéria que envolve assimilação de regras corre o risco de se tornar cansativa e monótona. Por isso, as noções de gramática devem ser ensinadas de maneira criativa e estimulante fazendo que a criança tenha uma aprendizagem significativa.

Na língua portuguesa temos várias palavras com significados que nos auxiliam na construção de textos, frases. Nos proporcionando uma busca e um aprimoramento no vocabulário e escrita de palavras.

Fazemos algumas observações, que podem ser úteis para o ensino da gramatica:

*Nada deve ser decorado. As regras precisam ser compreendidas. Para isso, o aluno deve ser levado a pesquisar e a descobrir as estruturas da língua e a trabalhar com elas, modificando-as e reformulando-se até alcançar um resultado satisfatório.

* As regras devem ser ensinadas a partir de textos lidos ou conversas surgidas em classe.

*É importante sempre utilizar estratégias agradáveis e variedades como jogos, competições, cartazes, leituras, pesquisas, exercícios orais e escritos.

*O professor deve estar seguro de que a informação foi assimilada antes de propor outras. E não deve esquecer que a própria expressão oral e a escrita informal do aluno são excelente meio de avaliação, não sendo sempre necessário elaborar um exercício especifico para isso.

O professor introduz no terceiro ano, as noções de gramaticas. Os alunos passam a conhecer a estruturação básica das frases e a pontuação. A partir do quarto e quito ano o professor deve se preocupar em ampliar e fixar-se os conhecimentos adquiridos, levando o aluno a utilizá-los corretamente.

Na gramática não é diferente dos demais conhecimentos linguísticos pois sabemos que são acumulativos e inter-relacionados, pois um depende do outro para ter conhecimentos necessários na escola e fora dela.

Interjeição

Interjeição é o vocábulos com que se expressam os estados emotivos. A entonação na fala,o contexto na escrita indicam se o vocábulo é interjeição e qual sentimento indica. As principais interjeições e os sentimentos que indicam:

admiração: ah! oh!                                                             espanto: oh! puxa!

advertência: alerta! cuidado!                                           impaciência: chi! ih! ué!

alegria: ah! oh!                                                                     repetição: bis!

alívio: eh! ufa!                                                                      satisfação: psiu! silêncio!

animação: coragem! eia! vamos!                                   suspensão: alto! basta!

aplauso: bravo! viva!                                                        terror: ui! uh!

chamamento: ô! ó! olá! psiu!

desejo: oxalá! tomara!

dor: ai! ui!

dúvida: hein! hem!

Locução interjetiva

São locuções interjetivas:

ai de mim! alto lá! com todos os diabos! macacos me mordam! meu Deus! muito bem! ora bolas! ora viva! puxa vida! raios te partam!

 

 

Veja também:
10 Comentários
  1. mateus Diz

    your website is very good, I really liked the content
    muito bom o seu site gostei muito do conteúdo

    1. Profª Valéria Dias Diz

      Muito obrigada! Volte sempre, posto conteúdo todos os dias!

  2. juliana Diz

    I really liked your website, congratulations on the content
    gostei muito do seu site parabéns pelo conteúdo

    1. Profª Valéria Dias Diz

      MUITO OBRIGADA! VOLTE SEMPRE

  3. ariela Diz

    your website is very good, congratulations on the content.

    1. Profª Valéria Dias Diz

      thank you very much!

  4. julian Diz

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

    1. Profª Valéria Dias Diz

      Muito obrigada! Volte sempre!

  5. lucas Diz

    verygood the website, i like so much it

    1. Profª Valéria Dias Diz

      Thank you very much. check back often!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
      Calculate Shipping
      Apply Coupon