Atividade Interdisciplinar Português / Ciências 3º ao 5º ano 1ª parte
Ciências para Crianças
Ensinar ciências na escola tem por objetivo contribuir para que os alunos possam compreender a natureza, as suas transformações e, ainda compreenderem como parte desse mundo que vivemos.
As crianças começam a curiosidade de muitas descobertas em casa. Pois perguntam muito aos seus pais, porém muitos deles não sabem explicar os questionamentos, mas consegue desenvolver alguma habilidade.
Talvez a descoberta mais importante seja que as crianças se beneficiam do pensamento crítico.Cabe o professor uma postura constante de atenção às modificações ocorridas no campo do saber científico, uma vez que os avanços nessa área, a velocidade de acesso às informações pela internet. Em casa muitas vezes os pais ignora o aprendizado ou desencoraja suas perguntas ou ignora a oportunidade de ajudar a desenvolver suas habilidade de pensamento crítico.Mas porque será um pai/mãe faz isso?
Temos que entender que por não saber ou por achar que possa ser uma perda de tempo, fazendo que seu filho não tenha curiosidade do assunto. Começar aprender ciências também reforça o “Questionamento ou o processo de investigação” que faz cada vez mais ter curiosidade sobre qualquer assunto ligado a matéria estudada.
Como Inspirar a curiosidade?
É fundamental que façamos o trabalho árduo de estimular a curiosidade das crianças e envolvê-las no processo científico quando fazem perguntas. Fazemos isso, por sua vez, fazendo-lhes perguntas para ver o que já sabem, o que pensam, o que precisam a prender ou o que precisam fazer para responder às suas próprias perguntas.
Exemplos:
O que você acha?
Como funciona?
Por que você pensa isso?
Qual é a causa?
O que aconteceria se…?
As crianças aprendem ciências de uma maneira superior quando direcionamos sua curiosidade natural e construímos suas habilidades cientificas em desenvolvimento para realmente praticar ciências reais.
Na escola o professor tem como objetivo a ampliação do conhecimento de seus alunos. No entanto, deve compreender que cada aluno traz consigo um repertório de vida e um ritmo de aprendizagem próprio que devem ser respeitados. As Crianças também são observadoras astutas, elas automaticamente observam, pensam e fazem.Ao buscar respostas reais para suas perguntas reais, elas progridem ainda mais no processo de aprendizagem. Como resultado, eles devem desenvolver competências científicas, como observação, classificação raciocínio e previsão.
Em termos simples, a melhor maneira de as crianças aprenderem ciências é fazendo ciências de verdade. No entanto, quando, eles estão totalmente imersos no processo de aprendizagem, a resolução de problemas e compreensão dos conceitos começaram a surgir naturalmente.
O ensino das ciências é um exercício de cidadania é fundamental que ocorra um planejamento conjunto e harmonioso desta disciplina com outras disciplinas do currículo escolar e que trabalhe relacionando seus conteúdos com a realidade vivida pelos alunos para que o aprendizado tenha significado para eles.
Sempre que possível, procure incluir a sucata como o material para as atividades, incentivando o reaproveitamento de objetos. Quando não for possível, sugiro material bem simples. Seria interessante montar, na sua sala de aula um laboratório, ou ir para o laboratório da escola, para ampliar algumas práticas simples, ou até mesmo algumas sugestões cabíveis em uma sala de aula.
O que é ciência Real?
Podemos classificar de algumas maneiras:
É aprender sobre o mundo por meio de observação prática, experimentação e descoberta.
Começa com ima pergunta, seguida por atividades para explorar e buscar uma resposta?
( Você vê o ar?) Como? Não vimos. Mas se encher uma bexiga( balão) podemos perceber o ar.
Não é apenas para a sala de aula, mas faz parte da vida cotidiana e na formação de opinião dos alunos.
A verdadeira Ciência desenvolve habilidades, habilidade e capacidade, não apenas conhecimento.
Valorizar a saúde individual e coletiva.
Conhecer e saber empregar conceitos científicos básicos.

https://drive.google.com/file/d/1QSgN1cPcw8oFxP9m6oo41L4I8FlUGMvI/view?usp=sharing


