Atividade de Ciências Fotossíntese 3º ao 5º ano
Seja Bem Vindo!
Atividade de Ciências
Fotossíntese
Hoje vou começar pelas as habilidades:
EF04CI04, EF04CI05, EF04CI06.
Objetivos:
Identificar e reconhecer as principais relações entre os seres vivos.
Reconhecer que o Sol é fundamental para nossa existência.
Para começar a falar da fotossíntese comecei pela música do Beto Guedes Casa de planta ou planta de casa?
Sempre com uma atividade relacionada a música.
Depois fiz uma pergunta” Do que as plantas precisam para viver?” Um outro texto com atividades relaciona a ele.
Do que o vegetal precisa para viver?
Leia o diálogo:
“[…]
-Quer dizer – concluiu Henrique- que , no fim, as plantas é que alimentam todo mundo!
-Isso mesmo – concordou o avô satisfeito. – As plantas é que são as fabricantes de alimentos neste mundo!
Mas, para isso, elas também precisam de energia… E agora, voltamos ao nosso ponto de partida: de onde vem a energia que as plantas usam?
– Do Sol! – respondeu Henrique, satisfeito consigo mesmo.
– Exatamente! A luz do Sol é uma forma de energia que é absorvida pelas folhas das plantas! E essa energia é suficiente para fazer a planta crescer e ainda armazenar alimentos, que são substâncias ricas em energia nas suas folhas, caules, flores e até nas suas raízes, como a mandioca.
E outro texto para finalizar ” Como as plantas se alimentam”. Além do texto temos definições de fotossíntese e como se realiza a fotossíntese. Que é tão importante para nossa sobrevivência.
Além do texto temos atividades. São quatro páginas contendo um conteúdo muito bom para nossa aprendizagem. Uma linguagem simples e fácil de entendimento.
Como as plantas se alimentam
As plantas produzem seu alimento por meio de um processo chamado fotossíntese. Pois é, os vegetais, como a maioria dos seres vivos, ficam o tempo todo absorvendo oxigênio e liberando gás carbônico para a atmosfera.
Para realizar a fotossíntese, as plantas precisam:
Do gás carbônico do ar;
Da luz do Sol
Da água que as raízes retiram do solo.
Da Clorofila
A Clorofila é a substancia responsável por aproveitar a luz solar na fotossíntese. Ela também dá a cor verde às plantas.
Espero que você goste e possa fazer parte do seu conteúdo trabalhado em sala.
Um bom trabalho a todos.
Abraços
https://drive.google.com/file/d/1QLbTFHcBQVxuNoL3uQ9I4dDhdpe5Ggm-/view?usp=sharing





